É claro que você deve saber que a fase de cria compreende as fases da monta até o desmame do bezerro. Todo o processo gira em torno de 20 meses, contato com o período de monta, gestação e desmame, sendo o desmame efetuado entre sete a oito meses de vida do animal.
Mas, para a gestão efetiva desse ciclo, é essencial que os processos da cria sejam avaliados, sendo fundamental medir e ter referências.
Ao longo desse artigo, vamos falar sobre alguns dos índices reprodutivos das fazendas mais lucrativas, nos acompanhe!
Processo de cria
O processo de cria envolve diversos fatores, entre eles genética, nutrição e manejo, que afetam os indicadores positivos de lucratividade das fazendas.
Vários desafios são enfrentados no processo de cria, um deles está relacionado as taxas de mortalidade ligadas diretamente a problemas de saúde, como infecções decorrentes da má cura do umbigo que podem ser fatais.
Ou por exemplo a perda pré-parto, silenciosa, causada por diversos fatores, entre eles patologias reprodutivas, em alguns casos podem levar por água abaixo 10% dos bezerros previstos para nascer.
Essas circunstâncias podem afetar diretamente na rentabilidade das fazendas visto que é o bezerro o maior responsável pela lucratividade de quem atua com cria. As fazendas que obtém boas rentabilidades atuam de forma a prevenir a ocorrência dessas situações e reverter quadros/problema, que podem impactar negativamente sua produção.
Índices reprodutivos das fazendas
A cria tem demonstrado o seu potencial, principal com o avanço do emprego de tecnologia nas fazendas, que tem visto sua capacidade produtiva potencializada. A expectativa é que com os avanços dos processos tecnológicos de produção, em breve, os produtores não enfrentarão mais problemas com a fertilidade dos rebanhos.
Abaixo vamos apresentar os índices reprodutivos das fazendas mais lucrativas, e qual o percentual máximo que poderia ser alcançado por cada categoria, confira:
– O Índice de prenhez ou fertilidade, dos produtores com maior rentabilidade foi 82,8%
Sendo o potencial técnico médio de 88,9%
– O Índice de fertilidade das novilhas, dos produtores com maior rentabilidade foi 81,3%
Sendo o potencial técnico médio de 95,2%
– O Índice de fertilidade das primíparas, dos produtores com maior rentabilidade foi 76,8%
Sendo o potencial técnico médio de 88,8%
– O Índice de fertilidade das vacas, dos produtores com maior rentabilidade foi 88,4%
Sendo o potencial técnico médio de 96,0%
– O Índice de perda pré-parto, dos produtores com maior rentabilidade foi 5,4%
Sendo o potencial técnico médio de 1,1%
– O Índice de taxa de desmame, dos produtores com maior rentabilidade foi 75,8%
Sendo o potencial técnico médio de 79,1%
– O Índice kg desmamado por vaca exposta, dos produtores com maior rentabilidade foi 164
Sendo o potencial técnico médio de 181
Podemos aqui destacar o índice de perda pré-parto, que foi um dos índices que ao longo desses anos houve menor evolução. Alguns dos pontos que interferem diretamente nesse indicador são fatores sanitários como doenças, estresses hídricos, térmicos, nutricionais e de manejo.
O que achou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog e confira muito mais!
5 Comentários
À partir de que tamanho de rebanho poderíamos considerar esses índices? Rebanhos “pequenos” poderiam ter índices melhores ainda, ao menos teoricamente, correto?
Olá, Alexandre.
Todos os índices servem para qualquer tamanho de fazenda, pois ao longo desses anos estudando as fazendas, nós vimos que o tamanho das fazendas, estatisticamente, não interfere na capacidade de gerar resultado, muito pelo contrário, muitas vezes as fazendas de maior porte tem uma infra-estrutura que oferecem mais condições ainda de atingir as metas.
Todas as matérias pulicadas são de grande valia, pois serve de carapuça para quem não está atento aos detalhes! Parabéns pelos conteúdos!
Aproveitando o ensejo da abordagem sobre índices, quais seriam os índices de produtividade e performance de uma fazenda recria e engorda?
Olá Ricardo, tudo bem ?
https://materiais.inttegra.com/eventos
Ricardo, neste link enviado você poderá ter acesso aos índices que procura através de nosso Benchmarking, além de outros conteúdos que podem lhe auxiliar em seu negócio, como Podcast, calculadora de índices financeiros, reprodutivos e produtivos, além de notícias e uma série de vídeos.
Abraços